BLOG

Case - Plano de Recuperacao de Areas Degradadas - Propriedade no municipio de Valinhos
15/04/20 | Cases

Case - Plano de Recuperacao de Areas Degradadas - Propriedade no municipio de Valinhos

Conheça o case de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas em uma propriedade particular.

Existem vários modelos e técnicas para a recuperação de uma área degradada. Cada escolha depende da situação de degradação da área e das condições de regeneração do ecossistema afetado.

Este CASE apresenta um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas para a condução da regeneração natural da vegetação nativa existente em uma propriedade particular, no município de Valinhos/SP.

O objetivo deste Plano foi a regularização do dano ambiental decorrente da supressão de espécies arbóreas que foram cortadas na Área de Preservação Permanente incidente na propriedade sem a devida autorização florestal.

Para a elaboração do Plano foram avaliados os aspectos da vegetação local, espécies recorrentes e marcantes e, conservação da fisionomia florestal, descritos com o intuito de preservar e recuperar a APP do terreno, visando a regularização da infração conforme a legislação ambiental vigente.

A área avaliada se encontra sob forte influência antrópica, indicando a ocorrência de estresses ambientais, como a presença de emaranhados de cipós herbáceos, árvores mortas em pé, espécies exóticas e resíduos sólidos urbanos, além da ausência de estratos verticais intermediários, o que está, possivelmente, dificultando o desenvolvimento sussecional da área.

Sendo assim, com o objetivo de acelerar o avanço sussecional da vegetação local propusemos 03 ações e medidas para o manejo ecológico do local, segundo elencado na sequência:

1- Remoção e destinação dos resíduos sólidos;

2- Plantio de espécies pioneiras e indicadas para áreas brejosas;

3- Nucleação no sub-bosque mediante ao plantio de espécies não pioneiras.

Entenda um pouco mais sobre o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas!

Esteja em dia com as exigências ambientais! A Eco Ambientale estará à disposição para atendê-lo. Fale conosco.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO