BLOG

5 espécies de árvores ameaçadas de extinção
29/05/19 | Curiosidades

5 espécies de árvores ameaçadas de extinção

Conheça 5 espécies de árvores que estão ameaçadas de extinção!

A poluição, a destruição de ecossistemas e o uso desenfreado dos recursos ambientais resultam em uma série de impactos negativos para o meio ambiente. Nesse sentido, um dos efeitos mais desastrosos é a extinção, visto que ela se mostra um processo irreversível. Infelizmente, não atinge somente as espécies animais, e também realiza seus danos na flora do planeta.

Veja 5 espécies de árvores que estão correndo risco de extinção no Brasil.

Araucária

Também conhecida como pinheiro-do-paraná, é uma árvore de grande porte, atingindo mais de 40 metros de altura. É um dos símbolos do estado do Paraná e produz o pinhão, semente típica da região. Segundo dados da revista Época, resta menos de 1% da área original de araucárias e espécie está enquadrada com a classificação “em perigo” de acordo com listas oficiais.

Pau-brasil

Uma das espécies mais conhecidas e presentes nos livros de história, que inclusive carrega o nome do país, já figura na lista crítica de extinção há algum tempo, mais precisamente desde 2004. Muito aproveitado para a retirada de um corante vermelho utilizado na indústria têxtil, o pau-brasil sofreu o auge da exploração no século XVI, ainda pelos portugueses. A espécie nunca conseguiu se recuperar e hoje possui muito pouco ainda de área natural.

Mogno

O mogno é uma espécie tradicional da região Amazônica, principalmente no estado do Pará. É considerada “madeira de lei”, uma categoria de troncos fortes e resistentes muito procurada para a produção de móveis nobres e de custo elevado. Essa utilização é um dos principais motivos para a exploração e o desmatamento desenfreado do mogno que resultou na sua colocação na lista de risco.

Jacarandá-da-Bahia

O Jacarandá-da-Bahia é uma espécie que se enquadra no nível de vulnerabilidade, correndo sérios riscos de extinção. A árvore também é muito utilizada para a produção de móveis de luxo, bem como para a confecção de instrumentos musicais. Toda essa questão faz com que a exploração atual seja fortemente regulamentada pelo governo, tendo o desmatamento ilegal combatido por forças do Ibama e da Polícia Florestal.

Cedro-rosa

A árvore é típica do sul e do sudeste brasileiro, mas também pode se fazer presente em outros biomas do país, como a Amazônia. Usada para diversos processos da indústria, como na marcenaria e até na produção de molduras para quadros, o cedro já entrou na categoria “vulnerável” nas listas de espécies em extinção no Brasil.

A preservação das árvores passa pela redução do desmatamento e pela conservação da biodiversidade. Falando nisso, veja nosso post sobre o assunto:

Dia Internacional da Biodiversidade: por que é tão importante preservar a natureza?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO