Cadastramento Arboreo - Para que serve?
Você sabe como o cadastramento arbóreo funciona dentro da legislação de controle de vegetação? Confira!
O controle da vegetação é um passo essencial para a proteção de qualquer ecossistema. Por isso, o Estado Brasileiro desenvolveu uma série de processos para a gestão legal das espécies vegetais do país. O Cadastro Arbóreo é mais um desses documentos que você precisa conhecer.
O que é o Cadastramento Arbóreo?
O cadastramento arbóreo, basicamente, trata-se do levantamento das espécies de um determinado local, serviço este realizado por um engenheiro florestal devidamente registrado. No processo, o profissional especifica o nome da espécie, a origem, a mensuração, a determinação do estado fitossanitário e a verificação se o exemplar não consta na lista de ameaçados de extinção.
Para que serve o Cadastramento Arbóreo?
O levantamento arbóreo pode ser utilizado em uma política pública de revitalização e preservação das áreas verdes da cidade. Após o cadastramento, a Prefeitura fixa placas com o nome da espécie e outras informações - inclusive o uso de QR codes - informando a própria população sobre a importância de cuidar das árvores do município.
Já na esfera particular, o cadastramento é parte do inventário arbóreo, documento que deve ser emitido antes da derrubada de qualquer espécie vegetal para construções ou reformas de estabelecimentos comerciais e residenciais, sobretudo em áreas de preservação ambiental.
Quem pode realizar o Cadastramento Arbóreo?
O levantamento arbóreo deve ser realizado por um profissional de engenharia florestal ou ambiental, sendo ele o responsável pela identificação correta das espécies e de suas características. Dessa maneira, o ideal é contratar um serviço especializado.
Falta de Cadastramento Arbóreo pode dar multa?
Sim, visto que, antes da transformação de qualquer ambiente - seja para fins comerciais, seja para fins comerciais - é preciso analisar as espécies vegetais ali encontradas, até mesmo para derrubar uma árvore na porta de casa.
A falta de um mapeamento correto desses exemplares - seja totalmente, seja por erros no processo - pode ocasionar na retirada ilegal da vegetação, chegando à aplicação de multas em muitos casos.
Quer encontrar um profissional?
Acesse os serviços florestais da Eco Ambientale
Quer mais dicas? Acesse nosso blog:
Compartilhar post