BLOG

Como é feito o processo de recuperação ecológica?
08/02/19 | Curiosidades

Como é feito o processo de recuperação ecológica?

A recuperação de áreas degradadas do meio ambiente é necessária para remediar situações criadas pela intervenção humana na natureza. Vamos entender como isso funciona!

Com uma crescente população ultrapassando a marca de 7,6 bilhões de pessoas em 2019, cuja estimativa é que tenhamos cerca de 10 bilhões de pessoas em poucos anos, é fundamental pensarmos nas alterações causadas pelo adensamento populacional de forma sustentável e a longo prazo.

O que é Recuperação Ecológica?

Conforme essas alterações vão acontecendo, perde-se a qualidade do ambiente e sua biodiversidade, gerando problemas como a extinção de espécies, a extinção de nascentes e rios, a contribuição para o aquecimento global, entre outros diversos impactos ambientais.

A degradação ambiental é uma das principais preocupações da nossa atualidade e trata-se de um processo de desgaste, estrago ou devastação do meio ambiente, alterando a flora e a fauna do local.

Neste contexto, uma das ferramentas de recuperação da degradação ambiental, é a Recomposição Ecológica.

Como é feita a Recuperação Ecológica?

A recuperação ecológica é necessária para o restabelecimento de ecossistemas e ocorre através da ação humana em áreas degradadas, com o objetivo de auxiliar no processo natural de recomposição ecológica.

Para recuperar e restaurar as características originais destas áreas é preciso desenvolver um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Este projeto indicará as condições ambientais da área degradada e o método adequado para a sua recuperação ecológica.

Uma vez planejado a recuperação da área degradada, a implantação da recuperação ecológica ocorrerá na maioria das vezes através do plantio de mudas de espécies nativas da vegetação regional.

Porém, só plantar arvores não irá auxiliar a população exposta aos danos causados, a aplicação de técnicas especificas também devem ser realizadas para que as espécies plantadas não morram logo após a execução do trabalho. Processo de coroamento, tutoramento e irrigação estão entre essas técnicas.

A conservação das mudas de espécies nativas é importantíssima para a condução da regeneração natural, onde os objetivos principais são recuperar a área degradada e reviver o local, atraindo assim o retorno de espécies animais, reestabelecendo o seu ecossistema.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO