Como funciona a reciclagem de metais?
Metais são materiais muito usados no dia-a-dia. Mas você já se perguntou como funciona a reciclagem deles? Confira!
Os processos de reciclagem são fundamentais para o funcionamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, visto que eles dão um novo destino à uma série de materiais que seriam completamente descartados na natureza. Para muito além das embalagens plásticas consumida em casa, a reciclagem consegue aproveitar diversos outros elementos, como os metais. Confira mais um pouco sobre esse trabalho!
O que são metais?
Os metais - como ensina a disciplina de Química - são materiais conhecidos pela sua condutibilidade elétrica. Além disso, apresentam outras propriedades, como opacidade, dureza e maleabilidade. São exemplos de metais o chumbo, o estanho, o bismuto e o antimônio.
Como os metais são utilizados na indústria?
Os metais são utilizados em ferramentas, peças de carros, latas e embalagens de alimentos e um monte de outros produtos, por exemplo. Porém, não há apenas a forma sólida, os metais são empregados em outros processos industriais para a produção de baterias e lâmpadas, por exemplo.
Como funciona a reciclagem?
Os metais podem ser divididos em dois grupos principais: os ferrosos (compostos por ferro e aço, principalmente) e os não-ferrosos (alumínio, cobre, zinco e chumbo). Nesse sentido, a primeira fase do processo de reciclagem se concentra na separação de cada elemento, visto que eles apresentam características diferentes. Essa ação pode ser realizada por grandes eletroímãs, cuja função é realmente isolar cada material para a reciclagem.
A partir disso, os metais podem ser destinados aos postos de reciclagem responsáveis. Lá eles serão derretidos e utilizados novamente. O ferro, por exemplo, é bastante usado em indústrias siderúrgicas, visto que o reaproveitamento do material torna o processo de fundição mais barato.
O aço também é derretido e utilizado na indústria de automóveis e de construção civil, por exemplo. O alumínio - encontrado nas latinhas de bebidas - possui um processo de reciclagem muito consistente no Brasil. Por mais que o preço do material seja barato, a coleta de latas se torna uma fonte de renda em muitos locais, principalmente para famílias carentes.
Uma das grandes vantagens do processo de reciclagem dos metais é que ele pode ser realizado várias vezes. O metal pode constantemente se transformar na indústria, tornando o seu tempo útil muito maior e evitando o desperdício indevido na natureza.
Metais recicláveis e não-recicláveis
Uma série de metais podem ser reciclados, como portões, latas de bebidas, tampinhas de garrafas, pregos, canos, panelas sem cabo, bandejas, arames, fios de cobres e embalagens metálicas. Porém, outros são considerados não-recicláveis, como esponjas de aço, latas de tinta e clipes.
Acompanhe mais dicas como essa pelo nosso blog!
Óleos industriais lubrificantes: como fazer o descarte correto?
Compartilhar post