BLOG

Como funciona a reciclagem de metais?
08/11/19 | Curiosidades

Como funciona a reciclagem de metais?

Metais são materiais muito usados no dia-a-dia. Mas você já se perguntou como funciona a reciclagem deles? Confira!

Os processos de reciclagem são fundamentais para o funcionamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, visto que eles dão um novo destino à uma série de materiais que seriam completamente descartados na natureza. Para muito além das embalagens plásticas consumida em casa, a reciclagem consegue aproveitar diversos outros elementos, como os metais. Confira mais um pouco sobre esse trabalho! 

O que são metais?

Os metais - como ensina a disciplina de Química - são materiais conhecidos pela sua condutibilidade elétrica. Além disso, apresentam outras propriedades, como opacidade, dureza e maleabilidade. São exemplos de metais o chumbo, o estanho, o bismuto e o antimônio. 

Como os metais são utilizados na indústria?

Os metais são utilizados em ferramentas, peças de carros, latas e embalagens de alimentos e um monte de outros produtos, por exemplo. Porém, não há apenas a forma sólida, os metais são empregados em outros processos industriais para a produção de baterias e lâmpadas, por exemplo. 

Como funciona a reciclagem?

Os metais podem ser divididos em dois grupos principais: os ferrosos (compostos por ferro e aço, principalmente) e os não-ferrosos (alumínio, cobre, zinco e chumbo). Nesse sentido, a primeira fase do processo de reciclagem se concentra na separação de cada elemento, visto que eles apresentam características diferentes. Essa ação pode ser realizada por grandes eletroímãs, cuja função é realmente isolar cada material para a reciclagem. 

A partir disso, os metais podem ser destinados aos postos de reciclagem responsáveis. Lá eles serão derretidos e utilizados novamente. O ferro, por exemplo, é bastante usado em indústrias siderúrgicas, visto que o reaproveitamento do material torna o processo de fundição mais barato. 

O aço também é derretido e utilizado na indústria de automóveis e de construção civil, por exemplo. O alumínio - encontrado nas latinhas de bebidas - possui um processo de reciclagem muito consistente no Brasil. Por mais que o preço do material seja barato, a coleta de latas se torna uma fonte de renda em muitos locais, principalmente para famílias carentes. 

Uma das grandes vantagens do processo de reciclagem dos metais é que ele pode ser realizado várias vezes. O metal pode constantemente se transformar na indústria, tornando o seu tempo útil muito maior e evitando o desperdício indevido na natureza. 

Metais recicláveis e não-recicláveis

Uma série de metais podem ser reciclados, como portões, latas de bebidas, tampinhas de garrafas, pregos, canos, panelas sem cabo, bandejas, arames, fios de cobres e embalagens metálicas. Porém, outros são considerados não-recicláveis, como esponjas de aço, latas de tinta e clipes. 

Acompanhe mais dicas como essa pelo nosso blog! 

Óleos industriais lubrificantes: como fazer o descarte correto?

É possível prevenir incêndios florestais?

Plástico: por que ele é um problema para o meio ambiente?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO