Como funcionam os Lençóis Freáticos?
Já parou para pensar em quanto ele é fundamental para a vida e a saúde humana?
Encerrando o mês da água, trouxemos mais essa curiosidade e como é importante preserva-lo e utiliza-lo com consciência.
Os lençóis freáticos podem ser definidos como reservatórios naturais de água subterrânea. As águas provenientes das chuvas se infiltram no solo e se acumulam entre as rachaduras das rochas. São constituídos por água bem limpa, devido ao processo de filtração que a água passa pelo solo até chegar no reservatório subterrâneo.
Poluição
Na teoria, por serem subterrâneas, essa porção de água é mais difícil de ser poluída, porém devido a ação humana, são suscetíveis à poluição.
Por exemplo os lixões, diferentemente dos aterros sanitários, não possuem o solo impermeabilizado, o chorume formado pela decomposição do lixo acaba permeando o solo, poluindo o lençol freático. Outro exemplo são os agrotóxicos utilizados em lavouras, além de poluírem a água subterrânea, representam um grande risco para a saúde humana, causando diversas doenças.
Abastecimento
Além da ação de poluição o desmatamento e o processo de urbanização acabam modificando o reservatório subterrâneo devido a diminuição de permeabilidade de água no solo. Juntamente com os poços irregulares de captação de água, em períodos de estiagem o lençol pode até secar, prejudicando o abastecimento da população.
Por isso devemos fazer o uso consciente e sustentável do que o meio ambiente pode nos oferecer, sem prejudicar a nossa geração e as futuras, preservando sempre o nosso lar.
Conte sempre com a Eco Ambientale para agir com responsabilidade ao uso de nossos recursos naturais.
Compartilhar post