BLOG

Dia da Amazonia: Por que precisamos preservar o maior bioma do país?
04/09/19 | Curiosidades

Dia da Amazonia: Por que precisamos preservar o maior bioma do país?

Aproveite esse dia 5 de setembro para entender um pouco mais sobre a importância da amazônia para o nosso país. Confira!

No dia 5 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia. A área total do bioma compreende cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados. Para muito além de celebrar, a data é fundamental para se discutir os problemas ambientais que a região enfrenta e propor soluções para preservar o ecossistema da floresta amazônica.

O que é a Amazônia?

A Amazônia é uma floresta tropical que ocupa territórios em 9 países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Guiana, Bolívia, Suriname e Guiana Francesa. Ao todo são 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5 deles de floresta tropical. O clima da região é o equatorial, marcado por ser úmido e quente. Ao longo do ano, a temperatura não varia muito e o índice de chuvas é alto.

A Amazônia também é marcada pela biodiversidade, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são mais de 2500 espécies de árvores; 30 mil espécies de plantas; 2,5 milhões de espécies de insetos e mais de 2000 espécies de aves e mamíferos. Além disso, a região abriga a bacia do Rio Amazonas, a maior do mundo, com cerca de 6 milhões de km² e mais de 1100 afluentes.

A Amazônia e o Brasil

Por mais que a Amazônia faça parte do território de outros países, mais de 60% da área da floresta está no Brasil, o que cria uma relação muito forte com o país. Tanto é que o governo federal, a fim de reunir de maneira estratégica uma região com as mesmas questões sociais, ambientais e econômicas, criou o termo Amazônia Legal, espaço que contempla regiões da floresta nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

A exploração da Amazônia

O Brasil é um país muito dependente da geração de energia hidrelétrica, o que representa 70% da produção nacional. A região amazônica concentra grandes indústrias como Belo Monte, Jirau e Teles Pires.

A soja é um produto agrícola que explora boa parte da região. Segundo o WWF, a projeção é que nos próximos anos, entre 22 mil km² e 49 mil km² sejam desmatados para a plantação do produto, visto que a demanda mundial é alta.

A extração ilegal de madeira é constante na região e segundo o WWF, cerca de 95% de toda a produção madeireira acontece de forma não autorizada.

A Amazônia hoje

Em 2019, uma série de queimadas chamou a atenção da mídia e do poder público para o desmatamento na região amazônica. Segundo dados do INPE e da Nasa, o número de focos de queimadas aumentou 71% de 2018 para 2019, colocando o Brasil no terceiro lugar do ranking mundial sobre o assunto. De janeiro a agosto já foram mais de 90 mil focos de incêndios por todo o território brasileiro.

As queimadas na região amazônica, inclusive, foram apontadas por uma “onda cinza” que tomou conta de certos locais do Brasil em dias do mês de agosto, o que trouxe uma intensa projeção midiática para a questão do desmatamento, tanto na imprensa brasileira quanto no cenário internacional.

Nesse sentido, o debate sobre a preservação da Amazônia vem em um bom momento neste 5 de setembro. Mais até do que em outras épocas, as discussões sobre o desmatamento e a exploração predatória da região estão nas pautas de TVs, jornais e até nas escolas. O objetivo é aproveitar o tema para propor soluções que diminuam os impactos ambientais e ofereçam um relacionamento mais sustentável com a floresta.

Veja mais conteúdos como esse:

5 espécies de árvores ameaçadas de extinção

Dia Internacional da Biodiversidade: por que é tão importante preservar a natureza?

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 desafios para o futuro

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO