BLOG

Dia do Consumo Consciente: como ser mais sustentável?
16/10/19 | Curiosidades

Dia do Consumo Consciente: como ser mais sustentável?

O dia do consumo consciente é comemorado no dia 15 de outubro e é uma ótima oportunidade para repensar seus hábitos. Confira!

As datas comemorativas são fundamentais para incentivar discussões relevantes para a sociedade. Nesse sentido, temos o Dia Internacional da Biodiversidade, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Árvore, por exemplo. Cada uma dessas ocasiões não é necessariamente uma comemoração, mas sim uma oportunidade para refletir o nosso papel como cidadão e repensar hábitos mais sustentáveis para o mundo!

O que é consumo consciente?

Em linhas gerais, define-se como consumo o ato de adquirir para si algum bem, propriedade ou serviço. Na nossa sociedade, tal ação é realizada mediante a troca financeira: um lado dá o dinheiro e o outro oferece o item, seja o que for. Podemos chamar esse processo de compra

Um cidadão comum - com certa condição financeira - realiza uma série de compras no seu dia a dia, como produtos no supermercado, alimentos nos restaurantes e roupas no shopping. Até bens mais valiosos, como carros e casas, entram nessa conta e são formas de consumo. 

O problema é que esse consumo pode ser realizado de maneira desenfreada: comprando mais comida do que precisa e ostentando uma série de produtos rapidamente descartáveis. Tais atitudes culminam em efeitos negativos para o meio ambiente, como o acúmulo excessivo de lixo. 

Nesse sentido, o consumo consciente defende hábitos de compra não focados apenas no ato de comprar, mas sim nas necessidades. Como define o Ministério da Cultura, “o Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produziram, e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. A prática do consumo de maneira sustentável acontece quando as escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas.”

Consumo consciente: uma mudança de hábitos

Para promover o consumo sustentável, o cidadão precisa repensar a sua maneira de comprar e introduzir novos hábitos à sua rotina, como:

Conhecer as necessidades

Comida, itens de higiene básica, roupas, remédios e outros itens que gerem um certo conforto são necessidades para uma vida saudável e prazerosa. Porém, isso não envolve um consumo excessivo de bens e recursos. É possível definir as suas prioridades e focar efusivamente nelas, entendendo o que realmente é primordial para o seu estilo de vida.

Repensar as compras

“Eu realmente preciso de mais um celular?” ou “não há roupas o suficiente no meu armário?” são alguns dos questionamentos válidos para qualquer um. Por mais que comprar seja uma atividade prazerosa, é fundamental botar o pé no freio e tentar se desvencilhar de alguns hábitos consumistas. Além de ser benéfico ao meio ambiente, essa dica ainda pode economizar um bom dinheiro.

Comprar o necessário

Além de entender o que você precisa, também é fundamental saber o quanto! Se a sua rotina faz com que você coma 5 bananas em uma semana, não há a necessidade de comprar 10, visto que metade vai se perder e ir pro lixo. Além do mais, encher o carrinho de supermercado com itens que você não irá consumir é uma forma de desperdício de recursos e de dinheiro. Portanto, mapeie o seu perfil de compra também sabendo das quantidades que precisa de cada produto.

Conhecer a procedência das compras

Infelizmente, não é sempre que dá para optar por produtos com procedência mais sustentável. Porém, é importante fazer o possível e procurar comprar sempre de locais com preocupação ambiental. Afinal, o consumo consciente passa muito pela escolha de bons produtores. 

Reaproveitar e reciclar

A reciclagem - uma das medidas da Política Nacional de Resíduos Sólidos - não é feita apenas em grandes barracões de processamento de lixo. Dentro de casa é possível reaproveitar uma série de produtos, como embalagens plásticas e de vidro. Além de diminuir a quantidade de lixo, é possível encontrar peças interessantes para a sua casa e economizar dinheiro no final do mês. 

Para efetivamente botar em prática as dicas, é preciso conscientizar-se! Por mais que no começo seja difícil, adotar o consumo sustentável não deve ser sempre um esforço horrível, mas sim um hábito de vida. Com o tempo é possível perceber que não se trata de um abandono completo do conforto, mas sim de uma visão mais global e racional dos recursos do nosso planeta.

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog!

Qual o impacto do trânsito no meio ambiente?

Plástico: por que ele é um problema para o meio ambiente?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO