E possível prevenir incendios florestais?
Incêndios em florestas podem ser um problema grande não só para os ecossistemas das regiões afetadas, mas também para moradores. Como evitá-los?
Todos os anos, os incêndios florestais são responsáveis pela destruição de milhares - e até milhões - de metros quadrados de mata nativa pelo mundo afora. Por mais que pareçam incontroláveis - e são! -, o caminho para evitar esses danos está na prevenção. Nesse sentido, há três vias de trabalho possíveis. Confira!
Conscientizar a população
As queimadas e os incêndios - há diferenças entre os termos, visto que “incêndio” representa uma situação de fogo fora do controle - podem ser fruto de imprudências dos seres humanos, como o caso clássico de jogar o resto de cigarro pela janela do carro durante um passeio pela estrada.
O uso das queimadas para limpar a terra, mesmo em propriedades menores, pode ser responsável por um incêndio em toda a região, principalmente se os envolvidos não disporem dos conhecimentos necessários para evitar o problema. Ações como soltar balões devem ser proibidas. Além disso, até uma simples fogueira em acampamentos deve ser feita com o cuidado e a atenção necessários.
Nesse sentido, é preciso fazer um processo de conscientização em escolas, espaços públicos e até na televisão. Épocas como junho e julho - em razão das festas juninas e julinas - podem servir como motivação para o lançamento de campanhas. Além disso, a aplicação de multas conseguem evitar o processo de queimadas e o uso de técnicas não permitidas.
Intensificar a fiscalização
É comum que empresas e grandes latifundiários sejam responsáveis pela queima de áreas inteiras nas florestas, seja para o plantio - de soja como em algumas regiões do Brasil, por exemplo -, seja para a criação de pastos. Para tal, o governo e as autoridades devem apresentar uma fiscalização eficiente que aplique multas e punições aos empresários e produtores causadores do problema.
Investir na tecnologia
Os incêndios não são causados apenas pela ação humana. Em muitos casos, é uma própria reação da natureza, seja pelo tempo seco, seja pelo calor, seja por outras condições do ambiente. Como mostra uma reportagem de 2019 da BBC, os esforços para a prevenção desse tipo de incidente estão concentrados na tecnologia.
Pesquisadores de diferentes partes do mundo, como EUA e Austrália, têm desenvolvido uma série equipamentos - como drones - para monitorar e prever a incidência das queimadas em diversas regiões. Um dos primeiros modelos coletou dados de incêndios entre 1984 e 2010. Com essas informações, conseguiu prever os 5 anos seguintes. Segundo os responsáveis pelo projeto, a taxa de assertividade foi de 99% dos casos!
Por mais que a tecnologia ainda seja cara, a tendência é que com o desenvolvimento das pesquisas e o aumento da acessibilidade dos preços, os mecanismos sejam utilizados em áreas de risco de diversas partes do globo.
Veja outros conteúdos como esse, continue pelo nosso blog!
Compartilhar post