BLOG

Fluidos Refrigerantes - Como é o descarte correto?
25/11/20 | Curiosidades

Fluidos Refrigerantes - Como é o descarte correto?

Você sabe como o descarte de fluidos refrigerantes deve ser feito de acordo com a legislação ambiental? Confira!

Os fluidos refrigerantes, como o próprio nome indica, referem-se a gases e a outros elementos constituintes dos processos de ciclos térmicos, como refrigeração e climatização. Por conta da toxicidade desses compostos para a camada de ozônio, sua aplicação e seu descarte foram regulamentados pelo Protocolo de Montreal; entenda as principais resoluções.

O que são fluidos refrigerantes?

Durante o processo de resfriamento de um ambiente, certos líquidos absorvem calor e passam ao estado gasoso, permitindo o trabalho dos sistemas de climatização. Esses compostos são chamados de fluidos refrigerantes e, por muito tempo, tratavam-se de clorofluorcarbonetos (CFCs), produtos sintéticos que diminuiam os custos das empresas.

Porém, ainda durante a década de 1980, o mundo começou a discutir com mais afinco o efeito tóxico dos CFCs na camada de ozônio, propondo soluções para novas fontes de gases e impondo objetivos graduais aos países. O Protocolo de Montreal, assinado em 1987 por dezenas de nações, estabeleceu a necessidade de mudança para os próximos anos, adotando novos produtos sintéticos e naturais, como a amônia, os hidrofluorcarbonos e a própria água.

Exemplos de aplicações

Os fluidos refrigerantes são empregados nos mais diversos tipos de processos de refrigeração, como freezer, ar-condicionado, máquina de sorvete, frigoríficos e quaisquer outro que se utiliza da transformação de ar quente em ar frio para o processamento de alguma função.

A refrigeração doméstica, geralemente, utiliza-se de um número menor de sistemas, como geladeira e ar-condicionado. Já a refrigeração comercial, dependendo da natureza do serviço da empresa, pode lançar mão de estruturas mais complexas de freezer, máquinas para congelamento e outros elétricos e eletrônicos.

Descarte dos fluidos refrigerantes

Em primeiro lugar, as empresas produtoras dos fluidos refrigerantes precisam de autorização devida das entidades governamentais para a utilização dos compostos em sua linha de produção. Já no consumidor final, o descarte dos compostos também passam por um controle.

As empresas de manutenção de sistemas de refrigeração realizam a coleta dos líquidos durante o processo normal de reparação dos equipamentos, tanto em comércios quanto em casas. Há a opção de trocar as máquinas antigas por sistemas que empregam as novas regras de fluidos.

Todo o material pode ser recolhido por máquinas doadas pelo próprio Governo Federal, e assim receber o seu destino correto, que é a reciclagem. Todo o processo deve ser feito com bastante cuidado, evitando a contaminação dos locais.

O PNC, Plano Nacional de Eliminação dos CFCs, contribui com a autorização de empresas para o devido recolhimento dos fluidos refrigerantes, que posteriormente serão encaminhados à devida central de regeneração. Além disso, o PNC oferece treinamentos para os profissionais da área.

Todo o processo de descarte dos fluidos refrigerantes envolvem os seguintes passos, respectivamente:

  • Solicitação da recolhedora pelo técnico de manutenção;
  • Recolhimento do fluido;
  • Encaminhamento para os postos de coleta;
  • Envio do posto de coleta para a central de de regeneração;
  • Analise do fluido por parte da Central;
  • Regeneração do produto e
  • Retorno ao mercado com custo reduzido

Assim, por meio dessa sequência de etapas, é possível evitar ao máximo o desperdício dos fluidos refrigerantes e a sua contaminação ao meio ambiente. O auxílio de um engenheiro especializado pode ajudar bastante a mapear as necessidades de troca de um ambiente comercial, além do trabalho do próprio técnico em refrigeração.

Quer mais dicas como essa? Então confira:

Os riscos do mercúrio para o meio ambiente

O que é a Lei das Águas do Brasil?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO