Laudo de Ruído Ambiental - Como conseguir?
O Laudo de Ruído Ambiental é uma importante peça da legislação ambiental urbana. Você sabe como ele funciona e como conseguir? Confira!
Com o crescimento das cidades nas últimas décadas, a preocupação com a saúde sonora da população tornou-se frequente, sobretudo com o aumento das fontes produtoras de dezenas de decibéis que são comprovadamente prejudiciais ao corpo humano.
Nesse sentido, as cidades criam regulamentações para controle do nível de poluição sonora, como a Lei do Silêncio, que prevê multas para estabelecimentos e residências que ultrapassam os limites permitidos nos horários diurno (7h às 22h) e noturno (22h às 7h).
A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, define uma série de normas para a medição e o controle de ruídos sonoros, a NBR 10151/2019, com o texto corrigido e atualizado no ano de 2020, sob o título de “Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas”.
Veja um pouco mais sobre as normas e sobre as documentações necessárias.
Entenda a NBR 10151/2019
O portal oficial da ABNT apresenta a seguinte definição para a NBR 10151/2019:
“Esta Norma estabelece: procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo; procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos; procedimento para avaliação de som total, específico e residual; procedimento para avaliação de som tonal, impulsivo, intermitente e contínuo; limites de níveis de pressão sonora para ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo e requisitos para avaliação em ambientes internos.”
Laudo de ruído ambiental
Dentro das regulamentações da norma de acústica, há o Laudo de Ruído Ambiental, um documento para medir os níveis de barulho nos empreendimentos dentro do espaço urbano.
O principal objetivo do Laudo é apresentar um detalhamento completo dos níveis de ruído dentro do local, mostrando as principais fontes e explicando as medidas para diminuir os problemas com leis de silêncio.
Tópicos do Laudo de Ruído Ambiental
O documento do Laudo de Ruído Ambiental deve conter as condições da medição, definindo os equipamentos utilizados. A própria legislação define alguns parâmetros, como o emprego de um sonómetro conforme as especificações da IEC 60651, além de filtros de ⅓ de oitava.
O documento do Laudo apresenta a metodologia utilizada na medição, com todas as referências técnicas necessárias, bem como os horários e os locais de posicionamento dos medidores.
Outro ponto importante é a determinação das fontes produtoras de ruído, definindo diferentes pontos, como máquinas, equipamentos eletrônicos e processadores das mais variadas formas.
Quem pode emitir o Laudo?
O Laudo de Ruído Ambiental deve ser produzido com muito critério técnico por um profissional na área de engenharia, capaz de apresentar uma análise completa e ‘sem lados’ das especificações do empreendimento.
Qual a importância do Laudo de Ruído Ambiental?
Para além de entrar em acordo com a legislação ambiental vigente, o Laudo de Ruído Ambiental tem por objetivo preservar a segurança dos trabalhadores do empreendimento, visto que níveis mais altos de som podem causar danos à saúde humana.
Com os funcionários mais confortáveis dentro do ambiente da empresa, é possível aumentar a produtividade e tornar o local de trabalho mais agradável para todos os integrantes.
Quer mais dicas como essa? Continue acessando o nosso blog:
EIA/RIMA - O que é? Para que serve?
Compartilhar post