O que é o Manejo Florestal? Qual sua importância para o meio ambiente?
Você sabe o que é Manejo Florestal e sua importância para o meio ambiente? Confira!
As florestas e rios há muito tempo servem para a produção de recursos essenciais para a vida do ser humano. Porém, a série de impactos negativos na natureza vista nos últimos tempos mostrou que essa exploração não precisa ser predatória e desenfreada. Pelo contrário, é possível abastecer as necessidades da sociedade sem comprometer totalmente a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse sentido, o Manejo Florestal é uma atividade fundamental que pode fazer a diferença para a preservação de espécies animais e vegetais.
O que é Manejo Florestal?
De acordo com a Lei de Gestão de Florestas Públicas (nº 11.284/2006), “manejo florestal é a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal.”
Dessa maneira, o Manejo Florestal propõe a utilização eficiente e sustentável da floresta, indo em sentido oposto do desmatamento, visto que procura respeitar a biodiversidade local e ainda retirar os materiais necessários para o ser humano. Assim, ao seguir de fato os guias da prática, o Manejo Florestal se faz sustentável social, financeira e ambientalmente; contribuindo para o crescimento da sociedade e para a preservação do meio.
Como fazer o Manejo Florestal?
O Plano de Manejo Florestal Sustentável é o documento que permite a realização da prática em um determinado local. O PMFS, como também é chamado, deve levar em conta uma série de parâmetros, como o mapeamento completo das espécies vegetais e animais da região, a velocidade de crescimento da floresta e a capacidade de recuperação. Para tal, deve ser elaborado por profissionais de engenharia florestal e aprovado pelo Ibama
O que é o Manejo Florestal Comunitário?
Todo o processo de elaboração e aprovação do PMFS leva tempo e pede recursos de profissionais qualificados, o que acaba sendo realizado majoritariamente por empresas. Porém, em muitos locais, a própria comunidade possui interesses em comum na utilização da área florestal. Assim, o governo permite a formação de associações ou cooperativas, a fim de promover o Manejo Florestal para o aproveitamento dos recursos existentes no local. Dessa maneira, cada membro fica responsável por um trabalho e todos desfrutam dos benefícios adquiridos, seja a produção madeireira, seja o plantio agrícola, por exemplo.
Quais os benefícios do Manejo Florestal?
Ao ser realizado de maneira legal e de acordo com a legislação vigente, o Manejo Florestal traz uma série de benefícios para a região, como:
Preservação ambiental
O estudo do local permite conhecer exatamente as espécies que ali habitam, traçando um plano complexo para utilizar os recursos e preservá-las, sem atrapalhar o balanço do meio ambiente. Isso gera um impacto positivo, visto que não contribui para a degradação ambiental.
Sustentabilidade ambiental
Ao passo que são utilizados de maneira sustentável, os recursos podem durar por mais tempo para a população. Cortar madeira ou plantar de maneira descontrolada pode gerar o fim da espécie de árvore ou degradar completamente o solo, por exemplo. Dessa maneira, o uso consciente preserva o meio ambiente e garante mais o futuro das próximas gerações!
Sustentabilidade econômica
Com o Manejo Florestal, comunidades inteiras podem continuar exercendo suas principais fontes de renda. Não é preciso acabar totalmente com as práticas locais e enfraquecer o local economicamente. Pelo contrário, a sustentabilidade proposta pelo Manejo também impacta em uma utilização mais viável dos recursos naturais.
Veja mais conteúdos como esse:
Compartilhar post