BLOG

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?
27/11/19 | Curiosidades

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

Encontrou um animal silvestre e não sabe muito bem o que fazer com ele? Calma que a gente te ajuda!

Em um país com uma fauna tão rica e diversa como o Brasil, encontrar animais silvestres pode ser uma situação rotineira para muita gente. Nesses momentos, fica a dúvida: o que fazer? Para te ajudar, nós separamos uma explicação completa com as atitudes a se tomar nesses casos. Confira! 

Qual o contexto?

“Encontrei um animal silvestre, o que fazer?” Antes de tudo, essa é uma pergunta bastante plural, visto que são vários os contextos em que pode ocorrer. Quais as condições do bicho, está machucado? Onde você se encontra, em casa, no meio da estrada ou em uma zona de proteção ambiental? Portanto, a resposta mais assertiva depende da situação enfrentada por cada um. 

O que fazer em cada caso?

Ao encontrar um animal silvestre machucado, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Caso não encontre o número ou não tenha condições de procurá-lo - principalmente em áreas remotas sem acesso à internet de qualidade -, ligue para o 190 e contate a Polícia Militar Ambiental. Não tente oferecer nenhum tipo de ajuda, como água e curativos; tal qual acontece em humanos, a atitude pode apenas piorar o estado de saúde. 

Se você encontrar o animal transitando pela cidade, realize o mesmo procedimento e se afaste. Não tente prendê-lo ou imobilizá-lo sem a segurança necessária. Ligue para o 190 e informe o ocorrido. Caso a situação se desenvolva em um ambiente rural, se afaste e deixe que o bicho volte naturalmente para a natureza. Em locais de mata preservada, contate as autoridades responsáveis. 

O que não fazer?

Em primeiro lugar, não se arrisque para capturar ou oferecer algum tipo de ajuda física para o animal - ferido ou em boas condições de saúde. Tal ação pode afastar o bicho ou causar algum tipo de acidente. Também não é permitido colocá-lo em cativeiro, visto que a apropriação ilegal de animais silvestres sem o devido registro é um crime previsto por lei, podendo gerar multa e reclusão. 

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog!

É possível prevenir incêndios florestais?

Óleos industriais lubrificantes: como fazer o descarte correto?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO