BLOG

O que são mananciais?
06/08/19 | Curiosidades

O que são mananciais?

Você sabe o que são mananciais? E sua importância? Confira!

De acordo com a definição oferecida pelo Ministério do Meio Ambiente, “manancial de abastecimento público é a fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas.” Ou seja, trata-se de qualquer espaço com água destinado a abastecer cidades, vilarejos e fazendas. 

Exemplos 

Rios, riachos, represas, nascentes e lençóis freáticos são exemplos de mananciais, visto que podem ser utilizados para o consumo humano, principalmente quando estão próximos a cidades. 

O Rio Grande, por exemplo, é um manancial que passa pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, percorrendo mais de 1300 km e servindo como fonte de água para muitas cidades da região. Além do consumo, o rio é cortado por uma série de reservatórios utilizados para a produção de energia elétrica. 

O Rio Paraná também é outro exemplo de manancial. Considerado uma das mais importantes fontes do sul do Brasil, suas águas são utilizadas para a produção de energia, por meio da Usina de Itaipu, uma das maiores do país.

Legislação 

Ainda de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “as áreas contendo os mananciais devem ser alvo de atenção específica, contemplando aspectos legais e gerenciais.” Por isso, é preciso evitar uma série de ações danosas para a qualidade da água, como a ocupação desordenada do solo, o uso inadequado do solo e da água e a remoção ilegal da cobertura vegetal. 

A importância da preservação 

Garantir a preservação dos mananciais é também manter o abastecimento de água necessário para as atividades humanas. Quando isso não acontece, vemos a morte e o desperdício de áreas extensas, como o Rio Tietê, que corta a cidade de São Paulo, mas não pode abastecer a população por conta da elevada poluição do local.

Pelo Brasil, temos uma série de mananciais ameaçados pela poluição e pela falta de cumprimento das legislações ambientais, como a Represa de Guarapiranga (SP), o Rio das Velhas (MG) e a Bacia do Rio Piracicaba, que corta as cidades de Campinas e perde 50% de sua capacidade de abastecimento por causa da poluição oriunda da capital do estado.

Manter-se em dia com as legislações ambientais é fundamental para proteger os nossos mananciais e garantir a qualidade da água. Para entender mais sobre o assunto, confira nossos posts:

5 cuidados que devemos ter com a água

Outorga de uso de água

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO