BLOG

Qual o impacto do trânsito no meio ambiente?
20/08/19 | Curiosidades

Qual o impacto do trânsito no meio ambiente?

Carros, ônibus e caminhões podem gerar bastante poluição, ocupar muito espaço e piorar a qualidade de vida dos habitantes de qualquer cidade. Como isso acontece? Confira!

Sair de casa mais cedo com a certeza de ficar minutos parado em uma fila de carros é apenas um dos fatores que mostram como o trânsito pode moldar a rotina das pessoas. Porém, não são só os moradores das cidades que sofrem com o grande número de veículos circulando pelas ruas, o meio ambiente também! Veja os principais impactos do trânsito no meio ambiente!

Poluição do ar

Segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, lançado em 2017, apenas os carros particulares são responsáveis por cerca de 73% dos gases de efeito estufa lançado pelos veículos, ao mesmo passo em que carrega só 30% dos passageiros. De acordo com a Prefeitura da mesma cidade em 2011, todo o setor transportes era responsável por cerca de 61% dos lançamentos dos mesmos gases.

Os dados indicam que, quanto mais carros nas ruas, mais há poluição. Isso resulta da estrutura dos principais tipos de veículos ainda muito comuns no mundo, aqueles com motores à combustão. Eles se utilizam da queima de combustíveis fósseis - álcool e gasolina, por exemplo - para alimentar o funcionamento geral. O resultado também é a produção de “restos” como o gás carbônico, lançado diretamente na atmosfera. Para mudar esse quadro, o principal desafio para os próximos anos é desenvolver e popularizar modelos de carros com motores elétricos, que eliminam a queima e a consequente produção de gases.

Desmatamento

O aumento da quantidade de carros andando pela cidade implica no aumento da demanda de espaço para tanto veículo! Assim, o poder público faz a retirada da vegetação natural para expandir as vias urbanas. Ainda que siga as normas da legislação ambiental, a ação pode causar o desbalanceamento da biodiversidade da região.

Lixo

Por mais que as políticas públicas trabalhem com a conscientização da população, lançar lixo para fora dos veículos ainda é um hábito visto nas ruas. Além do mais, os próprios carros são responsáveis por uma grande produção de dejetos, como restos de óleo e até pedaços da lataria. O lixo somado à falta de planejamento de algumas vias resultam no entupimento de bueiros, uma das principais causas de enchentes que tanto assolam as cidades.

Poluição sonora

Os sons de buzinas, arranques de motor e aceleradas constroem uma paisagem sonora comum em grandes cidades. Segundo a ONU, a partir dos 55 db, já é possível sentir os efeitos negativos do barulho, como estresse e dores de cabeça. Em certas ruas de São Paulo, como a Avenida Paulista, os índices durante o dia podem chegar a 96 db!

Estresse

O trânsito não causa efeitos negativos apenas no ambiente externo, mas também são responsáveis por problemas internos das pessoas. Estresse, fadiga e diminuição da qualidade de vida são apenas alguns dos sintomas recorrentes para aqueles que têm sua rotina baseada em horas e horas parados nas ruas por aí.

Então, quais seriam as soluções para diminuir tantos efeitos negativos do trânsito? Sem dúvidas, a resposta passa por uma diminuição também da necessidade por carros. O objetivo é criar transportes coletivos e alternativos eficientes para incentivar a população a andar de ônibus ou de bicicleta, por exemplo. Além disso, a melhora passa pelo desenvolvimento de veículos elétricos econômicos e acessíveis.

Quer mais dicas sobre preservação ambiental? Então continue pelo nosso blog!

O que são atividades potencialmente poluidoras?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO