BLOG

Reflorestamento: O que é? Como funciona?
06/08/20 | Curiosidades

Reflorestamento: O que é? Como funciona?

Você sabe o que reflorestamento realmente significa? Esta é uma das ações mais importantes para o meio ambiente e há maneiras corretas de como fazê-lo. Confira!

De acordo com os dicionários, “reflorestamento” é o replantio para repor áreas de florestas desmatadas. Para muito além do significado das palavras, o termo apresenta uma ação vital para a sobrevivência do meio ambiente. Entenda um pouco mais do processo e saiba como realizá-lo.

O que é o reflorestamento?

No decorrer de suas atividades, o ser humano causa o desmatamento de áreas florestais, seja para o plantio de substratos, seja para a construção de áreas de habitação. O impacto da retirada da vegetação natural pode ser desastroso para qualquer bioma.

Nesse sentido, como o próprio nome diz, o “reflorestamento” é uma maneira de fazer a reposição da vegetação local. É possível realizá-lo de maneira intencional, em que se plantam, de fato, as árvores; ou de maneira natural. Em ambos os casos, os seres humanos têm sua participação, seja no plantio, seja na não-retirada da vegetação.

O reflorestamento comercial

O Código Florestal Brasileiro, bem como outras legislações nacionais, prevêem uma prática conhecida como reflorestamento comercial. Nesses casos, a própria empresa planta as árvores que necessita para os seus fins comerciais, como retirada de papel e celulose.

Porém, para conseguir a liberação do Governo, é preciso atender à uma série de requisitos, como separar a devida área de preservação permanente. Além disso, há unidades de conservação e proteção que não podem ser desmatadas para fins comerciais, nem mesmo com o reflorestamento.

Como fazer o reflorestamento?

O reflorestamento ecológico, ou seja, para fins de recuperação de uma área nativa, ocorre com o novo plantio de espécies tradicionais do local. Isso é geralmente feito em locai como o Cerrado e a Mata Atlântica, no Brasil. ONG’s, governos locais e até mesmo empresas podem ser envolvidas no projeto.

Quais os benefícios do reflorestamento?

No caso do reflorestamento comercial, o benefício mais importante é ter a matéria prima necessária sem agredir ao meio ambiente. Dessa forma, a empresa consegue manter a sua atividade e estar em dia com a preservação ambiental.

Além disso, o reflorestamento, seja comercial ou ecológico, propicia a volta do equilíbrio na região, aumentando a biodiversidade da faúna e da flora. Também propicia a melhoria do ar da região e até cria uma rede de proteção contra o calor, uma espécie de ‘ar-condicionado natural’ estabelecido pelas árvores.

O reflorestamento dá resultado?

Sim, o reflorestamento é relevante para melhorar a preservação ambiental. Porém, ele ocorre em um fluxo muito menor do que o desmatamento. De acordo com a BBC, em reportagem de 2018, o maior projeto de reflorestamento da história recuperava apenas cerca de 5% do desmatamento anual da Amazônia.

Logo, a possibilidade de realizar o reflorestamento não exime a responsabilidade da preservação e da conservação das áreas ambientais. Apesar da eficiência, e velocidade que um bioma consegue se recuperar é bem mais lenta do que a sua destruição completa.

Veja mais posts como esse:

Relatócio de Conservação Ambiental (RCA) – que empresas precisam?

Lixo eletrônico – como fazer o descarte correto? 

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO