BLOG

Dia do Engenheiro Florestal: qual a importância desse profissional?
09/07/19 | Institucional

Dia do Engenheiro Florestal: qual a importância desse profissional?

Você sabe o que faz um Engenheiro Florestal? Descubra!

No dia 12 de julho, comemora-se o dia oficial do engenheiro florestal. A data tem origens religiosas, sendo uma homenagem a São João Gualberto, falecido no dia 12 e, posteriormente já no século XX, reconhecido pelo Papa Pio XII como o “protetor dos florestais.” 

Para muito além do contexto histórico da data, a valorização do engenheiro florestal é importante dada a relevância das suas funções para a sociedade. Se você ainda não sabe muito sobre o trabalho desse profissional, pode aprender um pouco mais com este post. Confira! 

O que faz um engenheiro florestal? 

A própria palavra “engenharia” já nos remete um monte de outros termos, como cálculos, planejamentos e projetos. Se na civil falamos de casas, na mecânica, carros, é natural pensar que na florestal estamos falando do meio ambiente, e mais especificamente, das florestas! Segundo o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), “aos profissionais desta modalidade competem atividades relacionadas ao estudo e uso sustentável de recursos florestais, ao manejo e conservação do meio ambiente, inventário e manejo florestal, tecnologia de produtos florestais e produção florestal.” 

O engenheiro florestal pode trabalhar em uma série de áreas distintas, como defesa florestal, utilização dos solos e das florestas, engenharia rural, construções dentro de áreas preservadas e parques ou manejo florestal. 

Qual a importância do engenheiro florestal? 

O profissional firma um compromisso com a defesa da preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Nesse sentido, ele trabalhará sempre com a proposição de projetos que tenham por objetivo incentivar a exploração sustentável dos recursos naturais e das florestas de uma região. 

Em um país tão verde como o Brasil, é notória a importância do engenheiro florestal para gerir a preservação das nossas matas em congruência com o desenvolvimento tecnológico do território. Assim, procura medir os impactos da presença dos seres humanos em um determinado local e pensar em alternativas para manter a saúde do solo e das espécies vegetais e animais da região. 

Com o avanço das tecnologias, os profissionais da área de engenharia florestal podem contar com uma série de aparatos para previsões, medições e acompanhamento dos impactos ambientais e da recuperação dos biomas. Dessa maneira, a profissão pode ganhar muito em eficiência e assertividade, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nossos recursos e para a preservação de nossas matas e florestas.

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO