BLOG

Dia Internacional da Biodiversidade: Por que é tão importante preservar a natureza?
21/05/19 | Institucional

Dia Internacional da Biodiversidade: Por que é tão importante preservar a natureza?

O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado no dia 22 de maio. Que tal aproveitar a data para entender mais sobre a importância da preservação da natureza?

22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela ONU para fomentar debates sobre preservação ambiental e proteção da natureza. Para que as conversas sejam efetivas, é preciso entender primeiro o que é a biodiversidade. A partir daí conseguimos medir a sua importância para a vida humana e encontrar meios eficientes para promover o crescimento sustentável das nossas sociedades. Vamos lá?

O que é biodiversidade?

“Biodiversidade” é um daqueles termos que muita gente ouve e repete por aí, mas não sabe todos os seus significados. De acordo com o portal da WWF, a biodiversidade se refere à diversidade genética das espécies ao redor do mundo (engloba-se aqui qualquer ser vivo, tanto a nível global quanto em relação a ecossistemas regionais). Além disso, o termo pode remeter à multiplicidade de papéis exercidas por cada um desses seres no ambiente que habitam.

Por que é importante preservar a biodiversidade?

O ser humano não vive isolado da natureza. Por mais que tenhamos uma capacidade maior de adaptação graças ao nosso raciocínio apurado e à nossa habilidade de conviver em sociedades, nós também estamos suscetíveis às mudanças do meio ambiente - tal qual um beija-flor, por exemplo!

Preservar o meio ambiente é também conservar a vida humana, como mostram os exemplos:

Equilíbrio ambiental

As diversas formas, cores e hábitos de vida dos seres vivos não existem somente para deixar a paisagem mais bonita. Cada característica é resultado de uma série de adaptações genéticas que permitiram a sua sobrevivência em um determinado ecossistema. A variedade de funções executadas em um mesmo ambiente também é o que oferece a coexistência de diferentes espécies.

Cada ser vivo oferece o seu “trabalho” para a manutenção do equilíbrio ambiental. As plantas produzem oxigênio e glicose por meio da fotossíntese. Essa energia é acumulada para alimentar o próximo predador, que também irá nutrir um animal maior, por exemplo. Todo esse processo é conhecido como cadeia alimentar, conceito importante para entendermos a importância da biodiversidade.

Introduzir espécies fora do seu hábitat natural, causar a extinção de animais e desmatar áreas de vegetação é uma interferência muito brusca no meio ambiente. O surgimento e o desaparecimento de espécies é normal em um ecossistema, mas quando isso é feito como um processo natural do próprio ambiente. A ação dos seres humanos causa um intenso desequilíbrio abrupto nos ciclos de uma forma que a natureza não está preparada para suportar.

Produção de recursos

Como um produto do seu meio, o ser humano tira o seu sustento da natureza, tanto para a nutrição quanto para a manutenção do seu estilo de vida. Até mesmo os processos que parecem completamente tecnológicos, utilizam algum elemento da biodiversidade, como plantas, frutos e combustíveis fósseis.

Nesse sentido, é possível perceber que a destruição da natureza tem muito impacto na vida humana. O desequilíbrio ambiental e a falta de recursos podem causar falta de energia, fome e diversos outros problemas. As mortes de plantas, por exemplo, podem resultar em grandes impactos como a baixa na produção de oxigênio, por exemplo.

A produção de medicamentos é um grande exemplo de uso da biodiversidade. Imagina se não tivéssemos diversas plantas que conseguem diminuir os efeitos de uma série de doenças e distúrbios prejudiciais ao ser humano?

Efeitos imediatos

A devastação ambiental e a destruição do meio ambiente não demoram tanto tempo assim para apresentar efeitos negativos. Os aumentos dos níveis de poluição já são apontados como um dos responsáveis pelo aquecimento global, aumentando a temperatura da terra e causando o derretimento das geleiras no ártico, por exemplo.

A extinção de espécies animais tem contribuído para o desequilíbrio de diversos ecossistemas, prejudicando até mesmo a produção de alimentos - o que acontece quando reduz o número de animais que se alimentavam das pragas, por exemplo.

Como trabalhar para preservar o meio ambiente?

Em primeiro lugar, datas como o Dia Internacional da Biodiversidade são importantes para dar a atenção necessária ao tema. Na época são feitas reportagens, publicações, filmes e reuniões com o objetivo de discutir medidas que melhorem a nossa relação com o meio ambiente.

Em um âmbito global, cabe aos governos estabelecerem medidas protetivas que visam controlar a exploração do meio ambiente e tornar o uso dos recursos algo mais justo e sustentável.

No que se refere às empresas e aos indivíduos, cabe discutir os próprios impactos na vida dos animais e das plantas. É possível repensar uma série de práticas na agricultura, na indústria e no comércio, por exemplo. Através da adoção do que tem de mais moderno e sustentável na agricultura, os produtores conseguem pensar em uma produção que tenha um impacto negativo menor na natureza.

Quer saber mais sobre o que você pode fazer para ficar em dia com a preservação ambiental? Confira nossos posts:

Por que o licenciamento ambiental é tão importante?

O que são atividades potencialmente poluidoras?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO