BLOG

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 desafios para o futuro
04/06/19 | Institucional

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 desafios para o futuro

Que tal aproveitar essa data tão significativa para discutir alguns dos aspectos mais importantes sobre a preservação do meio ambiente? Confira!

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é uma data criada pela Organização das Nações Unidas. Infelizmente, não há muito o que comemorar e a ocasião é mais uma oportunidade para discutirmos a ação humana na natureza. Para equilibrar as forças e pensar no crescimento sustentável, é preciso vencer uma série de desafios, como os que separamos a seguir!

Reduzir a poluição

A emissão diária dos gases do efeito estufa leva ao aumento da temperatura na terra, resultando, consequentemente, no derretimento das geleiras e no desequilíbrio de diversos ecossistemas. O transporte urbano é um dos maiores responsáveis pelas toneladas de CO2 lançadas na atmosfera graças à combustão interna dos motores. Portanto, um dos grandes desafios está em desenvolver e popularizar modelos de automóveis que não utilizem a queima do combustível fóssil para a obtenção de energia.

Proteger a biodiversidade

A lista de animais e vegetais vulneráveis ou já em processo de extinção é imensa. Muitos deles, inclusive, podem ocasionar no desequilíbrio do funcionamento de ecossistemas por completo. O objetivo é que os governos intensifiquem a fiscalização e o cumprimento das leis sobre a exploração ambiental.

Reduzir o consumo de água

O consumo desenfreado junto do desperdício de água resulta em problemas de abastecimento hídrico, além de desregular o meio ambiente. É preciso fiscalizar as empresas e conscientizar a população, a fim de melhorar os processos e incentivar cada pessoa a reduzir o seu gasto diário.

Buscar novas fontes energéticas

A exploração de fontes energéticas como o carvão mineral e o petróleo já se mostrou desastrosa para o meio ambiente, além de ser esgotável. A ideia é privilegiar governos e companhias que invistam em uma produção de energia mais limpa, principalmente se utilizando de fontes renováveis e pouco agressivas à natureza.

Modernizar a agricultura

A agricultura e a pecuária são responsáveis por desmatar áreas inteiras, consumir água e degradar o solo. O objetivo é desenvolver a tecnologia para tornar o processo de produção de alimentos cada vez menos agressivo ao meio ambiente, pensando em técnicas de reaproveitamento de água, monitoramento do solo e otimização dos insumos agrícolas, por exemplo.

Os esforços para o futuro se concentram na harmonização entre desenvolvimento industrial e urbano com a preservação do meio ambiente. As cidades vão continuar crescendo e a vida cada vez mais será guiada pela tecnologia. Porém, é preciso pensar em modos de conciliar todo o progresso com a preservação ambiental, investindo em pesquisas e em empresas que valorizam um crescimento sustentável e consciente.

Para isso você também precisa fazer sua parte. Quer saber como? Continue pelo nosso blog!

Dia Internacional da Biodiversidade: por que é tão importante preservar a natureza?

O que é a outorga de direito de uso da água?

Por que o licenciamento ambiental é tão importante?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO