BLOG

7 vantagens em contratar uma consultoria ambiental
04/02/20 | Serviços

7 vantagens em contratar uma consultoria ambiental

Você sabe qual a função de uma consultoria ambiental e suas principais vantagens para a sua empresa? Confira!

Seja devido ao anseio para começar as atividades ou seja por uma vontade de economizar dinheiro, as empresas acabam deixando de lado a contratação de uma consultoria ambiental e procuram resolver os procedimentos legais de exploração do meio ambiente por conta própria. Porém, a atitude pode trazer consequências graves para os negócios, ocasionando até mesmo em punições emitidas pelas entidades responsáveis do governo. Além disso, o trabalho da consultoria traz uma série de benefícios para a gestão de qualquer companhia, confira alguns deles!

Adequação às normas legais

Para muito além de dizer o que "pode" e o que "não pode", a consultoria ambiental oferece um planejamento completo de todos os passos que devem ser realizados para adequar a atividade da sua empresa à legislação vigente. Desse modo, até mesmo um projeto que parecia inviável pode ganhar novas estruturas e sair do papel de forma rentável para os negócios.

Tranquilidade para a gestão

Ao contratar um serviço especializado de consultoria ambiental, o gestor não precisará correr atrás de todos os trâmites legais, evitando exercer funções que não estão em sua alçada profissional e minimizando as falhas. Além disso, o empresário economiza um tempo precioso que pode ser usado para outras atividades da empresa, como buscar a inovação na criação de seus produtos

Acesso às atualizações

As documentações e procedimentos da gestão e do controle ambiental passam por atualizações constantes, visto que é preciso adaptar as normas e condutas condizentes com o cenário presente. Ao contar com um consultor capacitado, a empresa consegue aplicar o que há de mais moderno no setor e ainda assim se manter dentro da legalidade, evitando multas e embargos.

Elaboração de um planejamento

O primeiro passo da consultoria ambiental é entender as necessidades da empresa. A partir disso, é possível elaborar um plano completo para adequá-la às legislações ambientais. Desse modo, todos os documentos e planejamentos, como o Plano de Controle Ambiental e a Autorização de Queima Controlada são elaborados de acordo com as características e peculiaridades de cada caso.

Imparcialidade das análises

Como a consultoria ambiental é exercida por um profissional "de fora" da empresa, consegue ter uma visão mais imparcial do caso, visto que não é preciso emitir laudos enviesados, mas sim manter o compromisso com a veracidade das informações. Desse modo, é possível trabalhar em parceria para um aproveitamento completo e seguro dos recursos disponíveis.

Otimização do tempo

A contratação de um serviço específico evita o gasto interno com o treinamento de algum funcionário, principalmente se a empresa não conta com um setor voltado apenas para o controle das ações do meio ambiente. Ao firmar um contrato com a consultoria, é possível estabelecer prazos e condições condizentes com o esperado pela gestão, evitando problemas maiores e atrasos.

Otimização dos recursos

A aparente "economia" resultante da não-contratação de um serviço especializado de consultoria pode mostrar-se uma verdadeira fonte de gastos no futuro. Os consultores estão preparados para elaborar projetos que otimizam todos os recursos disponíveis, trazendo inovação e qualidade para os processos. Além disso, manter-se em dia com a legislação ambiental evita multas e implicações legais sobre os negócios.

Portanto, a consultoria ambiental é fundamental para o crescimento dos seus negócios. Buscar profissionais e parceiros qualificados para a realização dos serviços é muito importante e pode economizar um dinheiro valioso para sua empresa

Quer mais conteúdos como esse? Continue acompanhando o nosso blog!

Para que serve o Cadastro Ambiental Rural

Como ser mais sustentável?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO