BLOG

O que é a Outorga de Direito de Uso da Água?
03/04/19 | Serviços

O que é a Outorga de Direito de Uso da Água?

Seu empreendimento precisa de uma outorga de direito de recursos hídricos? Entenda como funciona!

O que é?

A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997). Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso a este recurso.

É um ato administrativo, de autorização ou concessão para o uso das águas de um rio, lago ou águas subterrâneas, mediante o qual o Poder Público autoriza ao requerente fazer o uso da água por determinado tempo.

Quem deve solicitar a outorga? 

O usuário que fizer o uso ou interferência nos recursos hídricos para a implantação de qualquer empreendimento que demande a utilização da água, seja ela superficial ou subterrânea, captação de água para processo industrial ou irrigação, na execução de obras ou serviços que possam alterar o curso da água, como barramentos, canalizações, travessias, proteção de leito, etc., e na execução de obras de extração de águas subterrâneas através de poços. 

E se eu fizer o uso do Recurso Hídrico sem a devida Outorga?

O infrator, a critério da autoridade competente, ficará sujeito às penalidades, como advertência por escrito, multa simples ou diária e embargos. Constitui infração a execução de obras e serviços hidráulicos, derivação ou utilização de recursos hídricos.

Conte com a Eco Ambientale!

Executará obras hidráulicas ou utilizará de recursos hídricos? Acompanhe essas dicas e previna maiores riscos. Entre em contato conosco e obtenha todo o auxílio que você precisa!

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO