BLOG

O que é o Cadastro Técnico Federal do IBAMA? Esteja atento as datas!
20/02/19 | Serviços

O que é o Cadastro Técnico Federal do IBAMA? Esteja atento as datas!

Quer entender o que é o Cadastro Técnico Federal do IBAMA? Confira o post!

O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente (LEI Nº 6.938/81) para registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou à extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

Quem deve se cadastrar?

Pessoas físicas e jurídicas que executam atividades passíveis de controle ambiental têm a obrigação legal de realizar sua inscrição. Esse Cadastro serve para identificar essas pessoas perante ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), gerando informações relevantes para a gestão ambiental no Brasil.

Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA)

As pessoas que realizam certas atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais devem pagar trimestralmente a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).

A TCFA é uma espécie de tributo para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras de recursos naturais. É definida pelo cruzamento do grau potencial poluidor com o porte econômico do empreendimento.

Atenção ao prazo!

O Relatório Anual de Atividades é uma obrigação de todas as pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades sujeitas à TCFA. Ele deve ser entregue no período de 1º de janeiro até 31 de março, com relatórios referentes ao ano anterior.

As pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades mencionadas e que não estiverem inscritas nos respectivos cadastros até 31 de março são passíveis de infração punível com multa

Obtenha o seu Certificado de Regularidade

O Certificado de Regularidade é a certidão que atesta a conformidade dos dados da pessoa inscrita para com as obrigações cadastrais e de prestação de informações ambientais sobre as atividades desenvolvidas sob controle e fiscalização do Ibama.

A Eco Ambientale executa desde a inscrição no Cadastro Técnico Federal à obtenção do Certificado de Regularidade. Entre em contato conosco e obtenha todo o auxílio que você precisa!

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO