Plano de Recuperação de Areas Degradadas - O que e? Para que serve?
Você sabe o que são Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)? Confira!
Os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) devem reunir informações, diagnósticos, levantamentos e estudos que permitam a avaliação da degradação ou alteração e a consequente definição de medidas adequadas à recuperação da área.
O que são áreas degradadas?
São áreas que, por intervenção humana, apresentam alterações de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, alterações estas que tendem a comprometer, temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural do qual faz parte.
Qual a definição para recuperação?
Conforme o art. 2º, inciso XIII, da Lei nº. 9.985, de 18 de julho de 2000 define-se recuperação como a “restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original”. Ou seja, é a recuperação de uma área degradada a uma condição mais próxima possível de sua condição original.
O Plano de Recuperação de Área Degradada.
Existem vários modelos e técnicas para a recuperação de uma área degradada. Cada escolha depende da situação de degradação da área e das condições de regeneração do ecossistema afetado. Para cada caso, é necessário um PRAD específico, devendo contemplar os seguintes quesitos mínimos:
Conte com a Equipe da Eco Ambientale! Para este e outros serviços, fale conosco.
Compartilhar post