BLOG

Qual a importância da arborização urbana?
14/02/19 | Serviços

Qual a importância da arborização urbana?

As árvores possuem papeis fundamentais nas cidades, tanto ecologicamente quanto socioeconomicamente. Entenda mais sobre isso!

O adensamento dos centros urbanos contribui para formação de bolsões e/ou ilhas de calor, transformando a atmosfera das cidades em um clima semelhante ao de deserto, frio durante a noite, quente e seco no decorrer do dia, diferente do ambiente natural.

Qual o papel das árvores nas cidades?

Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente, uma árvore com cerca de mais de 10,0 metros de altura, além do sombreamento que deixa, chega a transpirar 400 litros de água por dia. Esta perda de água na forma de vapor arrefece e umidifica o ambiente em que a espécie vegetal habita.

Neste sentido, a arborização urbana torna-se imprescindível para minimizar o clima desértico dos centros urbanos, abrangendo aspectos sociais e econômicos além do ambiental.

A arborização urbana pode ajudar o meio ambiente

O meio ambiente das grandes cidades está em contínuo processo de alteração e compreendendo a magnitude desta mudança, as árvores no centro urbanos tem a capacidade de oferecer a absorção de poluentes presentes no ar, que podem ocasionar doenças respiratórias e desencadear uma série de doenças psicológicas e físicas.

Portanto, a arborização urbana pode sim minimizar a propagação de doenças e consequentemente uma economia no investimento em serviços de saúde com doenças respiratórias.

A arborização urbana também disponibiliza a beleza paisagísticas e a diminuição da poluição sonora, ofertando a neutralização e higienização mental, aspecto este que está relacionado com cidades que possuem menores taxas de doenças sociais.

Quem faz esse tipo de projeto?

Contudo, o trabalho de arborização urbana não deve ser feito de qualquer maneira, já que só será realmente efetivo realizando um bom planejamento, sendo de responsabilidade da gestão pública de cada município este planejamento, desde sua concepção até sua implantação, tornando o ambiente da cidade agradável e eficiente, proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida da população.

A Eco Ambientale é especialista em projetos como esse! Entre em contato conosco e obtenha todo o auxílio que você precisa!


Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO