BLOG

Regulamentação de Poços Artesianos: como funciona?
09/09/20 | Serviços

Regulamentação de Poços Artesianos: como funciona?

Quer entender melhor como poços artesianos são regulamentados? Confira!

Os poços artesianos são construções muito comuns no interior do Brasil para a retirada de água dos rios e lagos subterrâneos. Normalmente, trata-se de uma estrutura arredondada com mecanismos para ‘puxar’ a água do subsolo e utilizá-la para as atividades diárias.

Apesar de se tratar de uma construção dentro de propriedades privadas, para regulamentar o uso dos poços, é necessário preencher requisitos da legislação de uso das águas. Confira as principais regras e entenda as punições para o descumprimento da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Condições para a perfuração

Para conseguir a liberação para a construção dos poços artesianos, é preciso contar com o EVI, Estudo de Viabilidade da Implantação, que realmente procura medir os impactos da construção; o Parecer Técnico, que também atesta a capacidade do local de suportar o poço; e a Licença de Perfuração de Poço Tubular Profundo, que detalha as condições para o poço e sua finalidade.

Com a construção já é realizada, é preciso apresentar outros documentos para não ter problemas com a legislação, como a outorga dos direitos de uso da água; o Cadastro Nacional de Recursos Hídricos da ANA; e o Cadastro do Poço na Vigilância Sanitária da região.

Que órgãos regulam a construção dos poços artesianos?

A ANA, Agência Nacional das Águas, tem a responsabilidade conduzir estudos e regulamentações para a melhoria da gestão dos recursos hídricos do país. Enretanto, o controle dos poços artesianos e da legislação envolvida fica a cargo dos órgãos gestores, constituintes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGH).

Cada estado da nação conta com seus órgãos específicos, como é o caso da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) em São Paulo, e a Secretaria de Estado do Ambiente, no Rio de Janeiro.

O que acontece em caso de descumprimento da legislação?

A Lei 9433/97, responsável pela Política Nacional de Recursos Hídricos, impõe certas punições para quem descumprir as legalidades da instalação e manutenção dos poços artesianos.

Podem ser aplicadas advertências; multas de até R$ 10 mil; embargo provisório por tempo indeterminado; e até embargos definitivos; tudo relacionado com o nível de gravidade do descumprimento da legislação.

Essas infrações se relacionam com a utlização dos recursos hídricos sem autorização; implementação sem a outurga; perfuração do poço sem legalidade; e fraude dos documentos para a implementação dos poços.

Para não ter problemas com a legislação, é possível contar com o auxílio de engenheiros responsáveis, para a regulamentação dos projetos para a construção e o devido aconselhamento para a conquista dos documentos.

Veja outras dicas:

Como fazer o descarte do lixo eletrônico?

O que é uma área de proteção permanente

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO