A importância das Estaçoes de Tratamento de Esgoto
Você sabe para que servem as Estações de Tratamento de Esgoto? Confira a importância das ETEs!
A água utilizada no dia a dia das casas e empresas pelo Brasil não pode ser descartada diretamente na natureza. Afinal, a quantidade de poluentes seria muito danosa para o meio ambiente. Portanto, a saída para a preservação é o tratamento eficiente do esgoto por meio de estações próprias para tal. Mas você sabe como elas funcionam?
O que são Estações de Tratamento de Esgoto?
As ETEs ou Estações de Tratamento de Esgoto procuram ‘limpar’ a água com dejetos por meio de processos físicos e químicos. Para isso, são criadas estruturas que empregam produtos para a higienização dos líquidos e posterior reinserção na natureza, já sem uma grande quantidade de poluentes.
A regulamentação das ETEs faz parte de todo um conjunto de medidas sancionadas pela Lei Nacional do Saneamento Básico, com o objetivo de propiciar um acesso mais limpo das populações aos recursos hídricos e diminuir os riscos de doenças e contaminações.
Como funcionam as ETEs?
O esgoto é o líquido que sai das casas, indústrias e empresas. Ao chegar em uma estação de tratamento, o primeiro passo é a separação do líquido e do sólido. Assim, estruturas como filtros e peneiras tiram os dejetos mais grossos. Depois, há outro processo de filtragem, para retirar areia e outros detritos, algo que pode ser feito de forma manual.
Os processos seguintes dependem do nível de tecnologia empregado na Estação de Tratamento e os tipos de dejetos que se pretende retirar da água. No sistema primário, o objetivo é eliminar sólidos decantáveis, por meio de processos de decantação ou flotação. Assim, o líquido limpo consegue ser escoado facilmente após o tratamento.
Já nos sistemas secundários, há a utilização de processos biológicos para remover a matéria orgânica da água. Por último, os sistemas terciários procuram retirar a matéria inorgânica do esgoto, como nitrogênio e fósforo. Para tal, emprega-se tratamentos químicos e físicos, como microfiltração e adsorção.
Qual a importância das Estações de Tratamento de Esgoto?
Em suma, o tratamento de esgoto é importante para devolver ao solo uma água mais limpa, que pode ser utilizada de maneira mais segura no ciclo da natureza. Assim, evita-se a contaminação de lençóis freáticos e a retirada de fertilidade do solo por conta de materiais poluentes.
Além disso, a destinação incorreta do esgoto pode acarretar em problemas sérios para a população, causando falta de abastecimento e até doenças mais graves, como contaminações por bactérias. Nesse sentido, investir em um tratamento seguro do esgoto é fundamental.
Veja mais dicas como essa:
O que é o manejo florestal? Qual a importância para o meio ambiente?
Compartilhar post