BLOG

A importância das Estaçoes de Tratamento de Esgoto
24/06/20 | Curiosidades

A importância das Estaçoes de Tratamento de Esgoto

Você sabe para que servem as Estações de Tratamento de Esgoto? Confira a importância das ETEs!

A água utilizada no dia a dia das casas e empresas pelo Brasil não pode ser descartada diretamente na natureza. Afinal, a quantidade de poluentes seria muito danosa para o meio ambiente. Portanto, a saída para a preservação é o tratamento eficiente do esgoto por meio de estações próprias para tal. Mas você sabe como elas funcionam? 

O que são Estações de Tratamento de Esgoto?

As ETEs ou Estações de Tratamento de Esgoto procuram ‘limpar’ a água com dejetos por meio de processos físicos e químicos. Para isso, são criadas estruturas que empregam produtos para a higienização dos líquidos e posterior reinserção na natureza, já sem uma grande quantidade de poluentes.

A regulamentação das ETEs faz parte de todo um conjunto de medidas sancionadas pela Lei Nacional do Saneamento Básico, com o objetivo de propiciar um acesso mais limpo das populações aos recursos hídricos e diminuir os riscos de doenças e contaminações.

Como funcionam as ETEs?

O esgoto é o líquido que sai das casas, indústrias e empresas. Ao chegar em uma estação de tratamento, o primeiro passo é a separação do líquido e do sólido. Assim, estruturas como filtros e peneiras tiram os dejetos mais grossos. Depois, há outro processo de filtragem, para retirar areia e outros detritos, algo que pode ser feito de forma manual.

Os processos seguintes dependem do nível de tecnologia empregado na Estação de Tratamento e os tipos de dejetos que se pretende retirar da água. No sistema primário, o objetivo é eliminar sólidos decantáveis, por meio de processos de decantação ou flotação. Assim, o líquido limpo consegue ser escoado facilmente após o tratamento.

Já nos sistemas secundários, há a utilização de processos biológicos para remover a matéria orgânica da água. Por último, os sistemas terciários procuram retirar a matéria inorgânica do esgoto, como nitrogênio e fósforo. Para tal, emprega-se tratamentos químicos e físicos, como microfiltração e adsorção. 

Qual a importância das Estações de Tratamento de Esgoto?

Em suma, o tratamento de esgoto é importante para devolver ao solo uma água mais limpa, que pode ser utilizada de maneira mais segura no ciclo da natureza. Assim, evita-se a contaminação de lençóis freáticos e a retirada de fertilidade do solo por conta de materiais poluentes.

Além disso, a destinação incorreta do esgoto pode acarretar em problemas sérios para a população, causando falta de abastecimento e até doenças mais graves, como contaminações por bactérias. Nesse sentido, investir em um tratamento seguro do esgoto é fundamental.

Veja mais dicas como essa:

O que é o manejo florestal? Qual a importância para o meio ambiente?

ADA: ato declaratório ambiental - como funciona?

Compartilhar post

A ECO AMBIENTALE É PARA VOCÊ!

Deveres e responsabilidades ambientais são para todos.
Estamos aqui para te ajudar. Quer saber mais?

FALE CONOSCO